sexta-feira, 9 de março de 2012

O significado das coisas

No meu painel do meu livro das caras alguém tinha uma imagem a dizer "feliz dia das mulheres". Outro alguém tinha uma mulher a fazer publicidade a uma marca de calças de ganga com o tronco nu (com arranjos de fotoshop!!), numa pose bem sensual, que faz propaganda a tudo menos peças de vestuário...

Foi para isto que morreram aquelas mulheres há tantos anos?!?!

Terem o direito de se vestirem como querem, aceito. Terem o direito básico de votar, chegar a postos de chefia, auferir salários justos e iguais aos dos homens que estão nos mesmos postos, aceito. Poderem decidir casar, não casar, ter filhos, não ter filhos, aceito. E mais umas quantas coisas que se dizem por aí, mas que eu me pergunto se realmente se sentem...

E depois vem esta treta comercial que se tornou o dia da mulher...

Andam o ano inteiro a pintarem-se a produzirem-se para os namorados, para os maridos, para os amigos, amantes e amigos coloridos. Reclamando que a sociedade é machista, que favorece os homens. Fazem poses sensuais só para a sociedade, pervertida com o tempo, aprovar. Reclamando que a sociedade é machista, que favorece os homens. Deixam-se subjugar, deixam-se ser tratadas como carne do talho e no único dia que lhes é dedicado... vão para os copos, enchem a cara, soltam a franga (eu sei, é forte, mas...) comportam-se tal e qual como os homens. Reclamando que a sociedade é machista, que favorece os homens. Ou seja: 364 dias a não quererem ser como eles e debaixo do jugo deles, 1 dia que podia marcar a diferença e acabam a ser como eles... como é que querem que a sociedade não seja machista, que não favoreça os homens?!?

Fico confusa... não percebo o significado deste dia... se elas permitem que eles sejam assim... como é que querem um dia para se diferenciarem?!?! Mais... normalmente as que são mais activas neste dia, são as mais passivas nos outros. :s

Quanto aos homens... se não respeitam as mulheres durante o resto do ano, acham que é por oferecerem flores no dia 8 que vão ganhar o céu?!? As flores neste dia são mais parvas que as do dia dos namorados. Se fosse comigo, preferia como li, também no Facebook: no dia da mulher cai melhor um pastel de nata do que uma flor.

Puro mercantilismo: ganham os restaurantes com as patuscadas, ganham as discotecas (muitas delas com striptease para a data!!!) com as bebedeiras de caixão à cova, ganham as floristas com as rosas e afins (eu acho uma certa piada às gerberas neste dia...). Enquanto isso, mulheres são mutiladas, violentadas, escravizadas, injustiçadas no trabalho, no lar, na rua. Enquanto isso perde quem realmente devia ganhar com este dia: a mulher!!!

Antes que venha para aí alguma feminista gritar, gostaria de dizer umas coisas simples: isto é a minha opinião, não é lei. Como é óbvio, há homens que sabem respeitar a mulher que, ao assinalarem este dia, não são hipócritas. Como é óbvio, há mulheres que lutam todos os dias por serem mais, por se pposicionarem na sociedade, por mudar menatlidades (e por aí além) que, se resolverem fazer farra no dia 8 de Março, têm todo o meu apoio, pois também têm direito ao descanso da guerreira...

Sem comentários: